Fotos IBP

Superando a Crise

 

Há alguns meses, temos acompanhado a crise financeira internacional e, como era de se esperar, os impactos da crise já têm alcançado o nosso país. Como podemos minimizar os efeitos da crise?

Em momentos de crise as empresas demitem parte de seus funcionários, pois as vendas diminuem, sendo necessário poupar custos. As empresas tomam esta medida, pois querem permanecer abertas. Mas a empresa ainda precisa de funcionários. Assim, mesmo em momentos de crise, as empresas querem manter seus melhores funcionários. Você deve se esforçar para fazer parte desse grupo. Seja um empregado esforçado, procure manter-se qualificado. Saiba trabalhar em equipe e atuar sempre de forma profissional.

Mantenha seu emprego, saiba que neste momento não ocorrerão aumentos, não haverá bônus. Portanto, fique atento ao fazer o seu orçamento. Não cometa deslizes. Saibam quais são os seus gastos e, se possível, reduza-os. Nós não temos o que ganhamos, nós temos aquilo que poupamos. Aliás, quanto você tem poupado? Lembre-se, poupança é consumo futuro e maior garantia de bem-estar em momentos de crise.

 


Fábio Gomes
Economista

Topo