Fotos IBP

O exemplo de uma pregação eficaz

LIÇÃO DA SEMANA

 

O EXEMPLO DE UMA PREGAÇÃO EFICAZ

De 26 de Fevereiro a 3 de Março

Atos 2.36 "Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo"

 

Verdade principal

Pregar é diferente de testemunho pessoal. A fé virá por meio da pregação (Romanos 10.17), e esta pregação deve estar centrada na vida, morte, ressurreição e glorificação do Senhor Jesus Cristo.

 

Introdução

Antes do dia de Pentecostes - quando o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos, e Pedro compartilhou a mensagem de salvação - houve um período decisivo na vida dos seguidores de Jesus. Lucas (autor do Evangelho e do livro de Atos) apresenta este cenário do final do ministério de Jesus. Em Lucas 24 (que é uma transição para Atos), vemos o Senhor Jesus consolidando o Seu chamado na vida dos discípulos, como se estivesse exortando: "Não tirem a mão do arado! Não olhem para trás!". Era um momento de definição: seguir a Jesus ou seguir a multidão? Para aqueles homens e mulheres, era uma questão determinante: se o Senhor não estivesse com eles, não haveria o que fazer!

 

Compartilhando sua experiência

Você já pensou em desistir de sua aliança com o Senhor Jesus? Em qual momento?

Você já teve (ou tem) dúvidas em relação às suas convicções cristãs?

Como você lida com os seus medos e inseguranças quanto à sua fé?

 

Conteúdo (desenvolvimento)

 

A SALA DE ESPERA

 

Lucas 24.44-49 "A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas. Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder". Depois de trazer entendimento das Escrituras acerca da obra de Redenção, Jesus envia os discípulos para a SALA DE ESPERA: permaneçam na cidade, "até que". Quanto tempo duraria? Eles não sabiam. Nós sabemos, de acordo com Atos 1, que este tempo de espera durou 10 dias. Mas os discípulos não sabiam. (Observação: leia Lucas 24 e Atos 1, e perceberá a continuidade da narrativa).

 

Tempo para Reflexão, Avaliação e Conserto

 

Atos 1.6-8 - refletimos e reavaliamos nossos valores e interesses. Os discípulos queriam saber sobre a chegada do reino político para Israel, e o Senhor apresentou o que realmente viria: o poder do alto para os discípulos serem testemunhas. Na sala de espera, trocamos nossas motivações e nossos planos!

 

Atos 1.12-14 - tempo de oração com os outros, quando aguardamos o cumprimento das promessas. Quais são as promessas do Senhor para mim? As que parecem distantes? A minha vida é prova do cumprimento de promessas? Neste tempo, abrimos nossos ouvidos para ouvir, pois é o momento para oração com propósitos. Tempo para experimentar João 16.23,24. QUANTOS MINUTOS VOCÊ DARÁ A DEUS PARA MUDAR A SUA VIDA?

 

Atos 1.15-26 - definição daquele que substituirá Judas. Quem fará parte do colegiado apostólico? Na Sala de Espera, refletimos para consertar nosso relacionamento com Deus: o que significa o meu encontro com Jesus? Qual o nível de compromisso que tenho com Jesus? Pedro explicou que o candidato ao apostolado deveria ter testemunhado desde quando Jesus foi batizado até a Sua ascensão para Deus (Atos 1.21,22). O que temos testemunhado acerca da obra de Jesus em nós e através de nós? O que temos para compartilhar? Onde paramos?

 

AVIVAMENTO É AVALIAR PROFUNDAMENTE O CORAÇÃO!

 

Ministrando uns aos outros

Ore, baseado no Salmo 139.23,24, para o Espírito Santo sondar o coração, e revelar os caminhos maus (volte a todas as perguntas da lição);

Ore por seu OIKÓS.

 

Evangelismo

Nesta "sala de espera", reflita: O que significa Deus para sua vida? Como você entende João 14.6? Diante desta palavra, todos os caminhos levam para Deus? O que você precisa fazer para ser salvo? Este foi o questionamento daqueles que ouviram a pregação de Pedro, e esta foi a resposta: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" (Atos 2.38). Você quer ter a mesma experiência?

 

Por: Pr. Robério Alves

 

Topo