Notícias

Aberto para balanço

Por Lourenço Stelio Rega

 

           Ao findar o ano empresas fecham para balanço para averiguar como foram os negócios no ano concluído, qual o estoque de mercadorias, se houve lucro ou déficit. Os bancos fazem isso diariamente para verificar se tudo está correto, se o caixa “bateu”, isto é, se não houve erro nos lançamentos. É uma ação de avaliação, de correção e de preparo para o período seguinte.

            É comum ao findar o ano muitas pessoas fazerem um balanço de como foi sua vida no período, fazer inúmeras promessas para o novo ano, que vão desde perder peso, melhorar seus relacionamentos, buscar novas amizades, restaurar amizades antigas, etc. Recebi uma mensagem na rede social que dizia “minha meta para 2019: cumprir minha meta de 2018, que eu deveria ter cumprido em 2017, porque eu prometi em 2016 e planejei em 2015”. Um período de muitos sonhos, às vezes de arrependimento por causa de momentos ou atitudes que não gostaríamos de ter tido, mas também do semear de esperança de que no ano a iniciar enfim conseguiremos vencer as amarras e conquistar as metas que ainda não conseguimos.

            Sonhar com futuro melhor é importante, quem não sonha não vive, sobrevive. Estabelecer objetivos e metas também é fundamental. Na área de coaching trabalhamos sempre com dois referenciais: (1) qual o estado atual em que estamos? e, (2) qual o estado desejado futuro que almejamos conquistar? Alguns chamariam este último de META, mas poderemos ir mais longe na explicação e dizer que isto seria OBJETIVO, isto é, aquilo que se pretende alcançar. Aí então poderemos estabelecer uma meta, que transforma o objetivo em algo mensurável, quantificável, portanto, tendo em si prazo definido, estratégias, avaliação de condições para que o objetivo seja alcançado, etc. Então, ao estabelecer uma meta para um novo ano, você também deve estabelecer um cronograma para a sua conquista, pois nem sempre será possível alcançá-la de uma só vez. Por exemplo, perder peso. Quantos quilos você pretende perder, em quanto tempo, quando você vai começar, o que lhe impede de alcançar esse objetivo, como você poderá conseguir cumpri-la?

             Em seus novos objetivos, provavelmente você desejará buscar melhor performance na sua maneira de lidar com conflitos, com relacionamentos complexos, ter melhor trato nas palavras; cuidar melhor da saúde ou mesmo dedicar mais tempo para o casamento, para a família, ter mais momentos de lazer, de descanso; ter um emprego melhor, poupar mais recursos para garantir o futuro. Enfim, a lista não termina.

            Mas você já parou para estabelecer as metas que precisa para alcançar seus objetivos? Já parou para estabelecer uma data em que vai iniciar? Quanto tempo espera conseguir conquistar o que almeja? Quais recursos você vai precisar? Quem poderá lhe ajudar supervisionando suas conquistas, ajudando a correção de rumos? O que tem lhe impedido de alcançar o que você pretende? Como outros conseguiram alcançar o mesmo objetivo?

            Aqui nosso desafio não é fechado para balanço, mas aberto para balanço, isto é, fechar para balanço representa fazer levantamento de como foi nossa vida num determinado período, verificando o que foi realizado, o que não foi alcançado, os motivos pelos quais isso não ocorreu, verificar como lidamos com as situações de conflito e emergenciais, como foi nosso trato com as pessoas, com os recursos financeiros, o uso do tempo, como lidamos com nossa alimentação, com nosso corpo e saúde, etc. \em liderança chamamos isso de feedback.

Proponho para você o que chamamos de feedfoward, que é estar aberto para balanço indicando atenção plena e constante para corrigirmos rumos que precisam de novas alternativas, indica o que o Apóstolo Pedro nos ensinou “sejam sóbrios e vigilantes” (1 Pe 5.8). Ser sóbrio aqui indica vigilância atenta (no grego “nepho”) e ser vigilante indica ser cauteloso, não ser surpreendido (no grego “gregoreo”). As duas palavras se reforçam em seu significado. Isto nos ensina que devemos estar atentos a cada momento para tudo o que está ocorrendo em nossa vida, em nossa volta, em nosso interior. Nos dá a ideia de que devemos ser gestores de nossa vida, de nossos momentos, em vez de vivermos simplesmente ao sabor das situações que vão ocorrendo e nos envolvendo, sendo consumidores da realidade, em vez de sermos protagonistas e construtores de nossa história e realidade.

            Estar aberto para balanço significa conhecer nossas limitações, pedir ajuda a quem pode nos dar suporte. Quando a situação fica fora de controle, em vez de ansiedade, temos o caminho de confiar em Deus, que tudo sabe, que tudo pode, e nele depositar nossa esperança com gratidão pela sua ação e resposta, assim alcançaremos paz e tranquilidade em nosso interior e na vida (Fp 4.6,7).

            Estar aberto para balanço significa estar aberto para novas amizades, novas perspectivas de vida, nova maneira de lidar com situações que antes não conseguíamos lidar com equilíbrio; significa ouvir mais, falar menos, valorizar as pessoas com quem convivemos e nos relacionamos, aprender com elas (o que fazer e o que não fazer); significa estar aberto para corrigir rumos que não estão nos levando a caminhos de sucesso; significa avaliar constantemente nossas ações, sentimentos e pensamentos de modo a não permitir intoxicação em nossa vida mental, afetiva e espiritual. Significa utilizar palavras mais saudáveis e não tóxicas, evitando o julgamento e até cuidando de nossa comunicação nas redes sociais.

Sobre isto o Apóstolo Paulo até nos dá a dica: “... tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês" (Fp 4.8). No texto original a palavra “pensamento” (logizomai) pode ser compreendida também como “contar, computar, calcular, conferir, levar em conta, fazer um cálculo”.

Então, quais são seus objetivos para este novo ano? Quais metas você estabeleceu para alcançar estes objetivos? Você está aberto para fazer revisão de sua vida, de seu modo em vive-la? Evitar que certos sentimentos ou pensamentos intoxiquem seu interior? Tratar os outros de modo mais saudável? Ter escuta atenta?

 

 

 

A Escola Bíblica Ministerial (EBM) acolhe você para ensiná-lo(a) a viver como discípulo(a) do Senhor Jesus.

  • Pré-Batismo Vida Nova

Este curso é ministrado aos que já concluíram o módulo Começando sua Nova Vida e querem continuar a sua caminhada na fé. Além de avançar em seu conhecimento bíblico sobre a vida cristã, você será preparado para viver uma das mais lindas experiências que um discípulo de Jesus deve experimentar: o Batismo.

 

  •  Integração (Processo de Membresia)

Integração para novos membros da Igreja Batista do Povo.

 

  • Currículo de dois anos

Teremos encontros semanais, no período de dois anos, para crescermos em grupos de discipulado com a ministração das Escrituras Sagradas, cuja ordem dos livros converge numa jornada para a maturidade espiritual.

A própria Bíblia será o currículo, aperfeiçoando cada cristão para servir conforme seu dom. E assim cumpriremos a primeira fase!

Módulos:

01  Antigo Testamento

02  Mateus

03  João

04  Atos

05  Romanos

06  Gálatas

07  Efésios

08  I e II Timóteo


Inscreva-se! Integre-se! Comprometa-se!

 

* INSCRIÇÕES somente no Stand, após os cultos do domingo (em fevereiro e julho) ou pelo e-mail ebm@batistadopovo.org.br

Leadership Summit 2020

SOBRE O SUMMIT

O Global Leadership Summit é o maior recurso para capacitação de lideranças ao redor do mundo. Acontece todo ano na Willow Creek em Chicago/EUA e depois é transmitido em vídeo para mais de 775 locais em 135 países e 60 idiomas. Tem uma seleção de palestrantes internacionais que oferece a combinação única de visão, inspiração e habilidades práticas que você pode aplicar imediatamente.

O Leadership Summit desafia as pessoas a pensarem sobre sua influência de forma estratégica na sociedade, com o objetivo de transformar a realidade a sua volta. É um movimento Cristão e os ensinamentos adquiridos trarão uma nova perspectiva para sua vida e liderança.

 

PROGRAMAÇÃO DO SUMMIT

26/03/20 - Quinta das 19h00 às 22h
27/03/20 - Sexta das 19h00 às 22h
28/03/20 - Sábado das 09 às 18h

 

INSCRIÇÕES AQUI!

Ou no Stand do Summit

 

PRELETORES

Jorge Nishimura (Preletor Presencial)

 

Presidente do Conselho de Administração do GRUPO JACTO DE 1992 A 2019.

Formado em Engenharia Mecânica, em 1976, trabalhou por três anos na Alemanha. Membro da Fundação Shunji Nishimura, que suporta diversas entidades educacionais. Fundador, em 1992, da Universidade da Família.

 

 

 

Craig Groeschel

 

Craig Groeschel é pastor da Life.Church, uma igreja inovadora pelos encontros em múltiplos locais nos EUA e do mundo, através da internet. Reconhecida por sua abordagem missional utilizando tecnologia avançada, a Life.Church é também a criadora do aplicativo YouVersion Bible – que já ultrapassa 365 milhões de downloads em todo o mundo. Nomeado como um dos 25 melhores CEO’s dos EUA na categoria de pequenas e médias empresas, Groeschel é autor de best-sellers do New York Times, palestrante assíduo em eventos na América do Norte e em todo o mundo, e apresentador do podcast de liderança que leva seu nome, com mais de 1 milhão de downloads mensais!

 

 

Bear Grylls

 

Bear Grylls é a personificação da aventura. Ex-integrante das Forças Especiais Britânicas, Grylls escalou o Everest, atravessou o Oceano Ártico em um barco inflável e apoiou publicamente o “Grupo Alpha” para ajudar a inspirar pessoas em sua jornada de fé. Seu programa de TV indicado ao Emmy, “Man Vs Wild”, tornou-se um dos programas mais assistidos do planeta, com uma audiência estimada em 1,2 bilhão de espectadores. Ele também hospeda o programa de sucesso da NBC, “Running Wild”, bem como séries inovadoras na National Geographic, Netflix e Amazon. Bear Grylls é um autor de livros número 1 em vendas, tendo superado a marca de mais de 15 milhões de exemplars vendidos. Estes incluem sua autobiografia “Mud, Sweat and Tears”, e este ano um novo e poderoso livro sobre fé chamado: “Soul Fuel”. Bear vai se juntar ao Summit 2019 por video, direto das montanhas suíças, e falará sobre coragem, gentileza e sobre nunca desistir.

 

Todd Henry

 

Todd Henry ensina líderes e organizações a estabelecer práticas que levam ao brilhantismo do dia-a-dia. Como anfitrião do “The Accidental Creative Podcast” - com milhões de downloads - Henry oferece dicas e ideias semanais para se manter produtivo, brilhante e saudável. Ele é autor de quatro livros, incluindo “Die Empty”, que foi nomeado pela Amazon como um dos melhores livros de 2013. O mais recente livro de Henry, “Herding tigers – be the leader that creative people need”, é um manual prático para qualquer pessoa encarregada de liderar pessoas e equipes para o brilho criativo

 
 

 

Danielle Strickland

 

Danielle Strickland liderou igrejas, criou escolas de formação e estabeleceu departamentos de justiça ao redor do mundo. Ela passou 22 anos como oficial do Exército da Salvação e é embaixadora do Stop The Traffik. Com sua profunda vocação para capacitar pessoas e transformar as comunidades e o mundo, ela fundou: o Infinitum (“um estilo de vida”), a Brave Global, a Amplify Peace e o Women Speakers Collective. Strickland é o autora de vários livros, incluindo The Ultimate Exodus.

 
 

 

Dr. Krish Kandiah

 

Defensor da guarda e adoção, o Dr. Kandiah é o diretor fundador da “Home for Good”, uma instituição de caridade que busca encontrar lares amorosos permanentes para crianças no sistema de assistência social do Reino Unido. Ele é o autor de 13 livros, incluindo o seu mais recente, “Faitheism: Why Christians and Atheists have more in common than you think”. Ele é um apresentador assíduo da emissora de radio BBC e colaborador do The Guardian e do Times de Londres. Palestrante e consultor internacional, ele oferece criatividade e reflexão acadêmica para trazer mudança estratégica, mudança de cultura e inovação. O Dr. Kandiah e sua esposa têm sete filhos através do nascimento, da adoção e da guarda.

 

 

Jia Jiang

 

Anos depois de iniciar sua carreira no mundo corporativo, Jia Jiang se tornou um empreendedor e descobriu o maior medo de todos: a rejeição. Para superar seu medo, Jiang embarcou em uma jornada e descobriu um mundo onde as pessoas são muito mais gentis do que imaginamos. Autor best-seller de “Rejection Proof” e proprietário da Rejection Therapy e CEO da Wuju Learning, Jiang ensina pessoas e treina organizações a se tornarem destemidas através do treinamento de rejeição

 

 

 

 

Jo Saxton

 

Filha de pais nigerianos e criada em Londres - Inglaterra, Jo Saxton traz uma perspectiva multicultural e internacional para a liderança. Ela atuou em equipes em igrejas no Reino Unido e nos EUA e é a fundadora do Ezer Collective, uma iniciativa que equipa e investe em mulheres líderes. Saxton é uma das apresentadoras do podcast “Lead Stories” - contos de liderança e vida, junto com Steph O'Brien, e é autora de três livros, incluindo “The Dream of You”.

 

 

 

 

Jason Dorsey

 

Jason Dorsey é presidente do “Center for Generational Kinetics” (Centro de Cinética Geracional), que oferece pesquisas, palestras e consultorias para separar mitos geracionais de sua verdade, ajudando líderes de todo o mundo. Sua equipe reposicionou marcas globais para ganhar diferentes gerações e levou clientes do último lugar ao primeiro, tanto na retenção de funcionários quanto no crescimento do número de consumidores. Considerado o palestrante e pesquisador nº1 sobre “Gerações” e chamado de “guru da pesquisa” pela Adweek, Dorsey usa pesquisas originais baseadas em dados para explicar comportamentos geracionais.

 

 

 

Liz Bohannon

 

Liz Bohannon é a fundadora da Sseko Designs, uma marca de moda socialmente consciente que trabalha para criar liderança e oportunidades educacionais para mulheres em todo o mundo. Ela acredita que o negócio é uma plataforma poderosa para a mudança social e que as meninas são o nosso futuro. Ela já foi nomeada pela Bloomberg Businessweek como uma das principais empreendedoras sociais e pela Forbes como uma das 20 melhores palestrantes. Em seu livro “Beginner's Pluck”, que será lançado no Summit, Liz usa sua jornada para explorar 14 princípios - não para encontrar, mas para construir uma vida de propósito, paixão e impacto.

 

 

 

DeVon Franklin

 

DeVon Franklin é um produtor cinematográfico premiado, autor de best-sellers e treinador de sucesso espiritual. Nomeado pela Beliefnet como “um dos cristãos mais influentes com menos de 40 anos”. Ele é CEO da Franklin Entertainment com a 20th Century Fox, e produziu os bem-sucedidos filmes: “Milagres do Paraíso”, “O céu é de verdade” e a animação “A estrela de Belém”. Seu último livro é: “The Truth About Men: What Men and Women Need to Know”. Franklin dedica-se a usar sua liderança e a mídia como uma ferramenta poderosa para encorajar milhões de vidas em todo o mundo.

 
 

 

Chris Voss

 

Chris Voss fundou o The Black Swan Group, uma firma que fornece treinamento e assessoria a empresas da Fortune 500 através de negociações complexas. Veterano do FBI com 24 anos de serviço, ele foi seu principal negociador internacional de seqüestros - Chris foi treinado não apenas pelo FBI, mas também pela Scotland Yard e Harvard Law School. Em seu livro, “Never Split the Difference: Negotiating As If Your Life Depended On It”, ele detalha suas estratégias para que qualquer pessoa possa usá-las no local de trabalho, nos negócios ou em casa.

 

 

Caravana Israel e Grécia

 

*CARAVANA ISRAEL & GRÉCIA*

Período: *05/09 a 20/09/2020*    *15* dias

 

PROGRAMAÇÃO E MAIS INFORMAÇÕES (CLIQUE)

 

 

Mais artigos...

Sub-categorias

Topo